segunda-feira, 20 de julho de 2015

Amsterdam : Viva a bike!

Amsterdam foi uma surpresa maravilhosa em nossa Eurotrip.

Saímos de Paris no trem da Thalys e chegamos na bela construção que abriga a Estação Central da cidade e que congrega os trens e ônibus da capital, além de possibilitar o acesso aos trens elétricos que passam em frente a estação.


Amsterdam Centraal

Ao escolhermos como destino Amsterdam nos veio o questionamento acerca da existência de uma "liberação" do uso de maconha, pois somos veementemente contra o consumo dessa droga ou de qualquer outra, só que ao chegarmos e nos depararmos com os coffeshops espalhados pela cidade, além da oferta de produtos que continham essa droga tivemos que entender e respeitar a escolha daquela população em tratar esse assunto de forma desvelada. Em face desse repúdio, e para evitar o contato,  escolhemos um hostel cristão onde decididamente iríamos ficar distantes desse mundinho. Escolhemos o excelente http://www.shelterhostelamsterdam.com/, é muito bem localizado, apesar de ficar próximo a Red Light Street, com um serviço de recepção incrível, café da manhã maravilhoso nem parece de hostel e variados eventos de integração. Super-indicamos essa hospedagem. 





 Nosso roteiro foi distribuído em três dias bem vividos nessa apaixonante cidade. Como vinhamos de dias exaustivos em Paris, resolvemos ter uma estada tranquila e prazerosa.

Dia 01


Molen De Gooyer

Fomos para o Moinho de Gooyer, depois Museu Marítimo( 15 euros) e o NEMO.


National Maritime Museum

NEMO

O NEMO é um museu de ciência que vale muito a pena visitar, tem um café com uma bela vista da cidade. 






Depois de muitas experiências fomos para o Waterlooplein( Mercado de Pulgas). Você encontra de tudo um pouco, mas ficamos como pinto no lixo ao ver as barracas de máquinas fotográficas. Centenas de buzinas de bike de todas as variedades imagináveis também atraem os visitantes.


Waterlooplein

Tudo é muito pequeno e é possível andar por várias atrações tranquilamente. Fomos para a Rembrandtplein, que em meados de novembro torna-se sede de uma grande feira natalina com barracas de comidas típicas, doces, churrascos e muita diversão.


Rembrandtplein


Salsicha gigante



Tudo regado a muita pimenta!

Pra fechar com chave de ouro, a noite foi de Xtra Cold Icebar com -10 graus de temperatura..cruel! Passamos no máximo 5 minutos lá dentro..tem que ter couro de sapo para aguentar!  Somos duas cearenses acostumadas aos 37 graus de Fortaleza. Ah, compramos o ingresso com antecedência pelo site http://www.xtracold.com/.


Xtra Cold Icebar


Temperatura de -10 graus

Dia 02


Vondelpark

Depois de um café da manhã estupendo, fomos conhecer o Vondelpark. 


'T Blauwe Theehuis , restaurante localizado no interior do Vondelpark





O parque é lindo e imenso, e próximo a entrada você logo se depara com algo surreal para a realidade brasileira, uma grade onde se colocam objetos achados no parque. Natureza em toda a sua plenitude no Centro de Amsterdam.


Rijksmuseum

Depois fomos o Rijksmuseum, onde fica o famoso letreiro I AMSTERDAM



No período de dezembro, existe uma estrutura montada com pista de gelo para a prática de patinação e outros esportes no gelo. Além, de bares super movimentados com famílias, jovens, adultos, idosos e crianças. 








Para mim é algo imperdível, pois o clima de alegria e descontração é contagiante e até afasta o frio.As pessoas são lindas, simpáticas e alegres. 



Maior feira de rua de Amsterdam


Fomos conhecer a gigante feira do Albert Cuyp Market que tem de tudo um pouco e a preços bem camaradas.


Rota 03

Iniciamos o dia pelo Moinho de Bloen, depois um passeio pelas ruas do Jordaan. 


Moinho de Bloem


Passamos pela Casa de Anne Frank, mas não tivemos a coragem de entrar pois a fila é enorme e ainda há relatos de que as escadas dentro da casa são horríveis..infelizmente em prol da felicidade geral da nação digo ao povo que sai pra lá com essas escadas..deuzulivre! 







Fomos visitar o Museu Madame Tussauds https://www.madametussauds.com/amsterdam/. É um passeio bem divertido e querendo gastar mais um pouquinho você pode levar para casa uma cera no formato da sua mão. Não deixe de dançar com Charlie Chaplin e de tirar uma foto na bicicleta do E.T. 


Praça DAM 




Visitamos o Palácio Real, Praça DAM, Bejijnhof e Mercado de Flores.  



Bloemenmarkt





Para despedida fizemos um passeio pelo Amsterdam CanalCruises http://www.amsterdamcanalcruises.nl/.